Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2013

imagem ilustrativa
A Divisão de Vigilância em Saúde, por meio da médica veterinária Alessandra Camila confirmou na manhã desta sexta-feira (14), mais um caso de calazar humano em Santarém, oeste do Pará. Segundo informações da médica, uma criança de 7 anos estaria internada em tratamento no Hospital Municipal de Santarém, há aproximadamente uma semana com sintomas de leishmaniose, doença comum em cães, que é transmitida ao ser humano através da picada dos mosquitos flebotomíneos.

A criança foi diagnosticada por meio do teste rápido que é realizado no laboratório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). No teste, é coletada uma amostra do sangue da pessoa e o resultado é conhecido em 10 minutos, sendo 99% seguro.

Na quinta-feira (13), equipes foram até a casa da criança, localizada no bairro São Cristovão, na grande área do Santarenzinho, e realizaram coleta de sangue nos animais. Caso confirmado, os animais serão encaminhados ao CCZ.

Familiares e vizinhos da criança também passaram por exames. A previsão é que os resultados sejam divulgados em dez dias.

Suspeita em Monte Alegre

No município de Monte Alegre, há a suspeita de que um bebê de nove meses também tenha contraído a doença.

Notapajós

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog