Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012


PMs do GTO foram a Jacareacanga fazer a proteção do Juiz.
Após seis lideranças indígenas de aldeias do Alto Tapajós reunirem-se com o Juiz titular da Comarca do município de Jacareacanga, e agendarem uma reunião com todas as lideranças da etnia Munduruku da região, proferiram ameaças verbais ao juiz, dizendo que, se caso os assassinos presos acusado de matar o índio LELO AKAI sejam liberados, eles irão cortar a cabeça do juiz e da promotora para exporem em praça pública.

Mediante essas circunstâncias Policiais Militares do Grupo Tático de Operações do 15º BPM foram designados pelo comandante do CPR-10 de Itaituba Coronel JOSAFÁ a se deslocarem a Jacareacanga para prestar segurança ao Juiz da Comarca do Município. Durante a "bendita reunião", a qual não aconteceu por intervenção do Sr. Procurador da república FELICIO PONTES, o qual se comprometeu com o povo indígena de após as eleições se reunir a cúpula geral das policias e sanarem todos os entraves.

A Revolta dos índios começou quando cerca de 4 pessoas assassinaram brutalmente o indígena LELO AKAI MUNDURUKU, depois os índios revoltados invadiram e queimaram o destacamento da Policia Militar no município, na ação os índios levaram algumas armas de uso exclusivo da PM. Para tentar amenizar a situação o Delegado Ednaldo Sousa; e dois funcionários da FUNAI foram ao município, mas foram feitos de reféns, só foram liberados depois da presença do Secretario de Segurança Publica do Estado, onde varias promessas foram feitas aos indígenas, mas parece que nada esta sendo cumprido.

Com isso os indígenas já estão se revoltando novamente, informações ainda não confirmadas dão conta que uma nova ação poderá acontecer n município, dessa vez com mais intensidade. A ameaça ao Juiz responsável pela comarga de Jacareacanga aconteceu na semana passada e acende um alerta para as autoridades do Estado, os índios já demonstraram sua força, com as leis do nosso Brasil que privilegia os indígenas a situação pode se complicar ainda muito, o aviso já foi dado.

O primeiro capitulo dessa novela foi a morte de LELO AKAI; em seguida a destruição do destacamento da PM; índios fazem de refém delegado e funcionários da FUNAI; Secretario de Segurança publica do Estado Luiz Fernandes vai a Jacareacanga e negociar com os índios, Simão Jatene recebe lideranças indígenas, promessas não são cumpridas, juiz e promotora são ameaçados por lideranças indígenas e qual será o próximo capitulo dessa História. Caso as autoridades competentes não tomem nenhuma providencia sangue poderá ser derramado. Ate o momento nenhuma autoridade se pronunciou sobre o assunto.

Reportagem: Junior Ribeiro (Blog do Junior Ribeiro de Itaituba)

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog