Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

"Entre as vítimas estão estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam)".
Muitos familiares ainda estão em busca de informações sobre os estudantes que viajavam rumo a um congresso em Curitiba. Um dos ônibus se envolveu em um acidente e acabou despencando em uma ribanceira na rodovia PR-090, no Paraná. Segundo o Instituto Médico Legal de Ponta Grossa (PR), todos os corpos já estão no Instituto, e mais da metade já foi necropsiada.


Parentes das vítimas estavam desde o início do dia na sede da FantasyTurismo, empresa responsável pela excursão dos universitários, em busca de infomações. Alguns pais e mães estavam com dificuldade deconseguir alguma notícia com a empresa, outros conseguiam contato por telefone com seus filhos. "Ele machucou só a perna, mas está bem na medida do possível", disse Ana Lídia, após conseguir falar com um parente que estava no ônibus.


Alexandre Rocha, responsável pela Fantasy Turismo, falou com a imprensa no final da tarde de hoje, em frente a empresa, na avenida 16 de Novembro, bairro da Cidade Velha. Segundo ele, uma pessoa do empresa será encaminhada ao município para acompanhar a situação do acidente. Alexandre informou ainda que por volta de 21h será divulgada uma lista com o nome de todos os feridos.


De acordo com o advogado Dênis Verbicaro, especialista em Direito do Consumidor, a empresa que transportava os estudantes tem responsabildade integral por custear todas as despesas que os familiares venham a ter. "A empresa deve cuidar da integridade física de todos os passageiros. Independente da causa do acidente, todas as despesas devem ser pagas pela empresa", disse.


As famílias das vítimas que faleceram no acidente terão que se deslocar até Ponta Grossa para fazer o reconhecimento dos corpos. "Essas pessoas terão que se hospedar na cidade e isto quem deve fazer é a empresa, além de pagar outros tipos de consumo também", explica o advogado.


Apoio dos Bombeiros do Pará


O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), enviará na manhã desta terça-feira (17) um oficial do Corpo de Bombeiros Militar, o tenente coronel Francisco Cantuária, e um oficial da Defesa Civil Estadual, o capitão Fábio Moraes, para dar apoio às vítimas do acidente.


Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Pará, coronel João Hilberto de Figueiredo, os dois oficiais serão os interlocutores entre as autoridades do Pará e do Paraná, durante todo o período de assistência às vítimas e a seus familiares. “Eles seguem com a missão de colher todas as informações necessárias sobre o estado das vítimas que se encontram nos hospitais da região, verificando minuciosamente quem está recebendo alta e quem permanece em estado grave. Os dois militares também irão ao Instituto Médico Legal (IML), da cidade de Ponta Grossa, para apurar as informações a respeito da identificação das pessoas que morreram no acidente. O objetivo maior é assegurar todo o apoio do Governo do Estado, fornecendo o máximo de informações aos familiares que se encontram no Pará”, ressaltou o comandante geral.


Nesta segunda-feira, o governador Simão Jatene conversou, por telefone, com o governador do Paraná, Beto Richa, que garantiu completa assistência médica e psicológica às vítimas do acidente, a maioria estudante.






Entre as vítimas estão estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam). Os feridos foram conduzidos a hospitais nas cidades de Piraí do Sul, Jaguariaíva e Castro.


Mortes - Quatro mortes foram confirmadas por familiares e parentes das vítimas por meio das redes sociais, são eles o estudante Bruno Azevedo Amaral, de 22 anos, que cursava Sistemas de Informação na UFPA, e da namorada dele, Darlyce de Lima. Os outros dois, que tiveram as mortes confirmadas pelo IML são, Renato Iori Costa da Conceição, de 19 anos, que cursava Ciência da Computação também na UFPA e Silvaldo Miranda Nascimento Junior, 22.






Veja o nome dos feridos, divulgado pela PRE do Paraná







Três vítimas do acidente envolvendo um ônibus de turismo que saiu de Belém com destino a um congresso em Curitiba já foram identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa (PR). São eles: Bruno Azevedo Amaral, de 23 anos, Sivaldo Miranda do Nascimento Junior, 23 anos, e Renato Iori Costa da Conceição, 19 anos. As identificações foram feitas através de RG. Os nomes foram confirmados por um médico legista do IML do Paraná, que preferiu não se identificar.
Uma lista oficial com todos os nomes das vítimas fatais ainda será divulgada após reconhecimento feito pelos familiares. Os outros corpos ainda estão sendo necropsiados.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) lamentou o acidente no perfil do Twitter (@UFPA_Oficial): "A UFPA manifesta seu pesar aos familiares e amigos dos estudantes vitimas de acidente de ônibus, ocorrido hoje na PR 090, no Paraná", divulgou. A UFPA informou que está acompanhando a situação no Paraná através de seu professor Eduardo Cerqueira, que está prestando assistência aos estudantes no local, com o apoio da Universidade Federal do Paraná e da Sociedade Brasileira de Computação.
A Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA) também se manifestou com nota de pesar com sentimentos de pêsames às famílias dos estudantes do Curso de Sistema de Informação. "Nós, docentes desta instituição, nos solidarizamos com os familiares em sua dor neste momento de luto e perda", disse a nota.
A Polícia Rodoviária Estadual divulgou a lista com os nomes dos 29 feridos que foram levados para os hospitais de Piraí do Sul, Castro e Ponta Grossa.
Veja abaixo:

Manoel Maria Lopes de Pina 55


Alessandra Batista Santos 23


André do Rosário Quadros 20


Antonio André da Cunha Silva 20


Antonio Marcos Ferreira de Souza (idade não divulgada)


Caroline Tapajós Correa Sobral 18


Bárbara Elen Silva de Souza 20


Cláudio Diego Teixeira de Souza 20


Daniel Nonato Boga Freire 25


Derick Eduardo Dias Rosa 20


Diva Silveira Boulhosa Malato 26


Elder de Jesus Ferreira da Silva 20


Fernando Fabio Dias Gama 24


Frederick Charles Herse Correa Garcia 19


Iury da Silva Batalha 21


Jerilson Catique Duarte 20


João Luis dos Reis Lima 28


João Malcher da Cunha Neto 19,


José Correia da Silva Junior 20


Lisandra Duarte Nascimento 17


Luana Guimarães Gonçalves 19


Luiz Augusto Monteiro Rosa Danim 20


Maria Alina Correa Sobrinho (idade não divulgada)


Otávio de Paula Albuquerque 19


Peterson Maques Costa 21


Rafael Mesquita do Mar 23


Raissa Lorena Silva da Silva 20


Ricardo Soares da Silva 18


Camila Araújo da Rocha 11 anos









Blog do Xarope

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog