Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2011

Tropas de segurança já saíram de Itaituba (Foto: Mauro Torres)
Embarcaram ontem 249 homens para reforçar a segurança no domingo (Foto: Mauro Torres)

O 53º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), de Itaituba, embarcou, na manhã de ontem, um efetivo de 249 homens. Eles passaram por um treinamento específico para estarem habilitados a auxiliar na segurança do pleito do próximo domingo, quando
serão levados à consulta pública os projetos de criação dos Estados do Tapajós e Carajás.

Segundo o comandante da guarnição, tenente-coronel Marcos Aurélio Zeni, vários municípios, distritos e pequenas localidades nas áreas da Calha Norte, Baixo Amazonas e BR-163 terão homens do 53º BIS, que foram deslocados por vias terrestre e fluvial.

“Todos os homens estão preparados para serem empregados durante o plebiscito. Por outro lado, se houver necessidade, estamos com um efetivo de cerca de 100 homens de prontidão no quartel para qualquer eventualidade”, adiantou.

O efetivo que partiu para dar apoio durante o plebiscito poderá contar com apoio aéreo, dependendo da necessidade. Os maiores municípios a serem atendidos são: Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná e Juruti, na Calha Norte; e Santarém, no Baixo Amazonas; além dos distritos de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, na BR-163, área territorial de Altamira, sudoeste do Estado.

“Todos os homens estão aparelhados de acordo com as regiões para onde estão sendo deslocados. Temos tropas de pronto-emprego e também preparamos os homens para que possam atuar em qualquer situação, até mesmo auxiliando na condução de alguém para as forças policiais, caso haja necessidade”.

Os grupos enviados pelo 53º BIS atuarão em uma missão prevista para durar em torno de seis dias, mas eles serão empregados, na prática, no domingo, dia da votação, desde as primeiras horas da manhã até o encerramento da apuração dos votos do plebiscito.

Segundo a assessoria da 8ª Região Militar, o Exército vai disponibilizar entre 1,5 mil e 2 mil homens no dia da eleição. Além de Itaituba, também serão enviadas tropas de Marabá (52º BIS) e Altamira (53º BIS) para os 16 municípios do Estado para os quais o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará solicitou reforço no dia do plebiscito.
Itaituba Hoje

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog