Pesquisar este blog

sábado, 13 de agosto de 2011



  A falta de saneamento básico é responsável por grande parte das internações hospitalares no pais. o saneamento básico passa desde a água que bebemos até aquela que circula pelas sarjetas e calçadas. Itaituba definitivamente não tem um plano neste setor, basta andar pelas ruas da cidade que possível encontrar lama, lixo e outros dejetos. a maioria dos moradores da cidade também não possui água tratada, em mais de 80% dos lares a água é vinda de poços amazônicos, aqueles tradicionais construídos nos fundos das residências.  Itaituba tenta construir um plano que atenda  as estas necessidades, questões que vão estar sendo discutidas hoje em um seminário sobre o assunto.
 Na questão da água potável, por exemplo, menos de 20% da população recebe água tratada, o esgoto e o lixo domestico não tem destino correto, e em muitos casos fica exposto, para deleite dos abutres.  o secretario de planejamento jubal Cabral, diz que em Itaituba é preciso começar o principio não só fazendo investimentos no setor, mais reeducando a própria sociedade.  
 Desde o ano de 2009 o município aderiu a um programa que envolve mais e 100 cidades do país, hoje pelos menos quatro projetos estão em tramite em ministério ligados ao setor ou na caixa econômica, que financia os investimentos, esta é uma das esperanças que pode mudar a realidade no panorama local do saneamento básico.
Diego mota

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog