Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2011


Por 16 horas, o governador Simão Jatene cumpriu nesta segunda-feira (20) uma extensa agenda em Santarém, município do oeste paraense, transformado até a próxima quarta-feira (22) em sede administrativa do governo do Estado. Durante o roteiro, o governador assinou convênios, anunciou investimentos, garantiu a continuação de obras que estavam paralisadas, encontrou-se com políticos e líderes comunitários e chegou a quebrar o protocolo da segurança, ao deixar o aeroporto, quando desceu do ônibus para conversar com cerca de 100 trabalhadores sem terra que faziam um protesto na Rodovia Fernando Guilhon.

Nesta terça-feira (21), Jatene se reunirá com prefeitos da região, lançará o Programa Municípios Verdes e anunciará a criação do Centro de Convenções de Santarém, entre outros compromissos.
A manifestação dos sem terra foi feita em nome de 3.500 famílias que reivindicam a criação de um assentamento na área de expansão da cidade. Jatene conversou com os líderes do protesto e comprometeu-se a ajudá-los no processo de regularização de terras. Em 10 minutos, aliviou a tensão e subiu novamente no ônibus, aplaudido pelos manifestantes.
A caravana, integrada por 13 secretários de Estado, parou no estádio Colosso do Tapajós para verificar as obras do Centro Poliesportivo, e seguiu para um canteiro da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), onde autorizou a liberação de recursos para a consolidação do empreendimento, que ampliará a capacidade de captação e distribuição de água, beneficiando 60 mil pessoas.

Compromisso - Na obra da Cosanpa, Jatene concedeu entrevista à imprensa local, ressaltando que estava promovendo, em Santarém, o cumprimento de uma promessa de campanha: levar adiante e terminar todas as obras deixadas pela administração anterior, inclusive as que, por problemas diversos, necessitam ser praticamente refeitas.

O governador também se entusiasmou com a recepção do povo de Santarém, indicando que marcará nova visita ao município Ele anunciou investimentos imediatos de cerca de R$ 12 milhões em infraestrutura, esporte, cultura, saúde e meio ambiente, e falou sobre o Programa Municípios Verdes, ao qual o município aderiu, e não fugiu de temas polêmicos, como a proposta de divisão do Pará com a criação do Estado do Tapajós.

“A aspiração do povo desta região de se tornar um novo Estado da Federação é absolutamente legítima. Eu fui eleito governador do Pará, com votação expressiva em Santarém, tenho um enorme apreço pela cultura, pelos valores e pela gente de Santarém, e respeitarei a decisão que for tomada. Se for para unir, vamos unir. Se for para separar, vamos atender”, acentuou.

“O importante é que todo esse processo se dê dentro da legalidade e que a população seja informada sobre todos os aspectos que envolvem a divisão. Enquanto isso, estamos mostrando que o governo está presente em todas as regiões, com investimentos em todas as áreas, como está previsto na nossa Agenda Mínima”, enfatizou Jatene.

Cooperação - Antes de se encontrar com lideranças políticas e comunitárias da região, no hotel onde está instalado o gabinete de governo, no centro da cidade, Simão Jatene ainda assinou um termo de cooperação com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para a criação do Centro Tecnológico.
No encontro com o reitor da Ufopa, José Seixas Lourenço, o governador reafirmou o compromisso em mudar a realidade do Estado por meio de investimentos em educação. “A Ufopa tem tudo para contribuir de forma decisiva para que se consolide um novo olhar sobre a Amazônia. Um olhar que observe melhor as nossas causas e não os nossos causos”, comparou. “Através do conhecimento, a Universidade do Oeste do Pará está sedimentando talvez o melhor caminho para vencermos esse grande desafio, que é o desenvolvimento sustentável com base num novo modelo de ocupação da região, que não repita os erros do passado”, afirmou.

À noite, o governador participou da solenidade comemorativa aos 350 anos de fundação de Santarém, em que foram entregues medalhas a personalidades do município.

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação !

Aquivo deste blog